12 de Abril Dia da Intendência

 

“Nós Ditamos

a Permanência no Combate...”

 

As origens da Intendência se confundem com as próprias origens do Exército Brasileiro, na estruturação do apoio logístico realizado para suprir as campanhas das Batalhas de Guararapes. Após a 1ª Guerra Mundial, oficiais franceses,em razão da experiência adquirida, tinham melhores condições para difundir a doutrina militar, na qual avultava a importância do suprimento e do abastecimento.

Desta forma, em 1919, chegou ao Brasil a Missão Militar Francesa que, entre outras realizações, teve participação efetiva na criação do Serviço de Intendência. Sob essa influência, em 1º de outubro de 1920, foi aprovado o Regulamento para o Serviço de Intendência.

 

Em 12 de abril de 1840, na cidade de Porto Alegre, nascia Carlos Machado de Bittencourt, um dos mais ilustres militares brasileiros. Cursou a Escola Militar do Rio Grande do Sul e a Escola Militar Central,precursora de nossa Academia, sendo promovido ao posto de 2º tenente em 1860. Concluiu, em 1864, os Cursos de Artilharia, Infantaria e Cavalaria.
Participou da Campanha da Tríplice Aliança, destacando-se na Batalha de Tuiuti, onde foi ferido. Terminou a guerra no posto de capitão, promovido por atos de bravura. Após brilhante carreira, foi promovido a Brigadeiro em 1890 e a Marechal em 1895; nesse mesmo ano assumiu o Ministério da Guerra.
Em 1897 ocorre seu sacrifício à Pátria: na cidade do Rio de Janeiro, Capital da República, em desembarque de Prudente de Morais ladeado por seu Ministro da Guerra , o anspeçada (graduação militar entre as de soldado e cabo) Marcellino de Oliveira, armado de faca, investiu contra o Presidente da República.
Bittencourt colocou-se à frente, e a arma penetrou fundo em seu coração, tirando-lhe a vida. O Marechal Carlos Machado de Bittencourt foi consagrado patrono do Serviço de Intendência por haver demonstrado, como Ministro da Guerra, a necessidade de um serviço de
Intendência estruturado, equipado e adestrado, para garantir o apoio logístico às tropas e o consequente sucesso operacional.