Dia Mundial da Poesia

 

O Dia da Poesia, celebrado em 21 de março, foi instituído em 16 de novembro de 1999 durante a 30ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, como um tributo à palavra poética e, como tal, aos poetas de todo o mundo. 

 

 

A data propicia reflexão sobre o poder da linguagem, particularmente da poesia, manifestação da beleza, estruturada em versos e estrofes livres ou moldada em formas rígidas, expressão literária aberta à diversidade, à criatividade, à inovação formal e à multiplicidade temática.

 

Nesta oportunidade reverenciamos alguns notáveis poetas, ícones da literatura brasileira: Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Cecília Meireles, Gonçalves Dias, Manoel Bandeira, Olavo Bilac, Vinícius de Morais. A eles e a todos os poetas nossas homenagens !

 

 

Via Láctea
Olavo Bilac

 

Nossa homenagem a Olavo Bilac, o grande propugnador do Serviço Militar ao empreender campanha nacional para divulgar os valores morais e cívicos para a juventude brasileira, valendo-se de seus poemas, discursos e da letra do Hino à Bandeira.



Soneto 12

 

Ora, direis, ouvir estrelas, certo
Perdeste o senso; e eu vos direi, no entanto
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto.


E conversamos toda a noite, enquanto
A via-láctea, como um pálio aberto
Cintila; e, ao vir do Sol, saudoso e em pranto
Inda as procuro pelo céu deserto.


Direis agora: Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?


E eu vos direi: amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas.