..... Fique Sabendo.....  

 

Polícia vai testar o protótipo do “caveirinha”

Blindado compacto é mais leve

Cristiane de Cássia
 

Depois do caveirão, a polícia do Rio vai ganhar o Caveirinha, ou melhor, a Vespa. O protótipo de um veículo blindado compacto, menos pesado que o caveirão e com mais mobilidade, foi entregue ontem à Secretaria de Segurança Pública no Centro Tecnológico do Exército (CTEx), em Barra de Guaratiba. Diferentemente do Caveirão, a Viatura Especial de Patrulhamento (Vespa) não será usada para a polícia entrar em favelas durante confrontos. O objetivo principal é substituir os carros usados hoje no patrulhamento de vias expressas e outras áreas onde há risco de ataques a policiais. O novo blindado compacto foi projetado por engenheiros do Exército durante um ano. Ele tem lugar para cinco policiais e seis detidos.

- O protótipo é melhor para manobras e policiamento ostensivo. Ele será testado por 60 dias pelos policiais para que façamos depois ajustes, se necessários - explicou o capitão Carlos Eduardo Silva da Luz, engenheiro do projeto.

Mesmo pesando mais de cinco toneladas, o veículo chega a 130 Km/h. O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, aprovou o caveirinha:

- Está aprovado. Após a fase de testes, vamos avaliar como será inserido na polícia. A partir dele, outros carros semelhantes podem ser produzidos nacionalmente.

FONTE: Resenha Online do EB de 10/ Out/08  -  Sec “O Globo”

 


Voltar