aman 62

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RETROSPECTO DO ENCONTRO 2016

 

 

Uma vez mais o Encontro Nacional da ATUDUCAX – este ano realizado de 26 a 31 de outubro – revestiu-se de grande sucesso.  A lista de inscritos ao evento atingiu a 70, o que – considerando-se tratar-se de casais a maioria –  proporcionou que mais de cento e trinta amigos se reencontrassem, vivendo momentos de intensa alegria: eternos cadetes de 1962, esposas, filhos e convidados muito especiais. No Resort Vila Galé, na praia de Cumbuco, belíssimo recanto junto a Fortaleza durante cinco dias, aproveitamos tudo de bom que a natureza e as confortáveis instalações do hotel nos ofereceram. Sob o sistema all-incluse, desenvolveu-se a seguinte programação.

 

 

Distribuíram-se bonitos brindes aos participantes.

 

 

 

Nos dias seguintes, os “agitos” nas piscinas e no mar, muita brincadeira, farras e muita conversa jogada fora, entre os petiscos e os drinques. Alguns vestindo a camiseta da ATUDUCAX recebida de presente na véspera, que realmente ficou bem elegante.

 

O coquetel de abertura foi animado pelo conjunto Uno in Duo, formado por Luisa e Rocélio, que encantou a todos com seu repertório esmerado, sua simpatia e sua afinação. O Cel Velloso, em breves palavras, transmitiu carta que recebera do amigo Amaury, dirigida a todos os presentes ao Encontro, em que lastimava não poder estar presente e convidava a que se telefonasse, a qualquer momento, para ele, sempre disposto a conversar: “DURMO TARDE !...”; transmitiu também mensagem do Gen Ex Menandro, Comandante do CMO, cuja manifestação pode ser resumida na afirmação de que considera a TURMA DUQUE DE CAXIAS de qualidade superior entre todas as que se formaram na AMAN. Homenageamos os aniversariantes do mês e, muito particularmente, o aniversariante do dia, amigo Tuducax Amaury Cardoso, que soprou a velinha ao lado da querida filha Fernanda. Cantamos com emoção a Canção da Academia.  Distribuímos bonitos brindes, muito em função do apoio que nos presta sempre a Fundação Habitacional do Exército (FHE / POUPEX).

 

Às vinte horas da quinta-feira (27), realizou-se um belíssimo lual sob iniciativa da Família Penha Alves, que espalhou pelo ambiente em que nos reunimos o som de seus instrumentos e de suas lindas vozes. Como é talentosa e afinada essa família! No violão o TUDUCAX Penha Alves; a beleza da voz de sua esposa Ila Magali, a participação de filho, filhas, netas, genros, nora: Cláudia, Maggy, Giulia Maria, Márcia Cristina, Manuela, Wadner, Maria Marcela, Rafaela, Cláudio e Karla. Vários companheiros também demonstraram seus dons de afinados cantores. Foi tudo tão deslumbrante que, na noite seguinte, houve bis, exigido por todos. Além da alegre cantoria, entrecortada por “causos” dos amigos que se sucederam ao microfone, os luaus se estenderam, em infindáveis bate-papos. A impressão que ficou é de que em todos os Encontros futuros há que se programar luau !... Na sexta (28), antecedendo nossa Assembleia Geral Ordinária, o Tuducax Telles, proferiu importante palestra sobre a Aviação do Exército. Segue-se o convite encaminhado aos participantes do Encontro.

 

CONVITE

 

 

Aviação do Exército Brasileiro tem o objetivo precípuo de proporcionar aeromobilidade à Força Terrestre.  Carrega consigo  o desígnio de  ser um vetor de modernidade, constituindo-se em polo de absorção, domínio e difusão de tecnologia e doutrina. Com tal mister, a cada dia, a Aviação do Exército  aprimora-se  no  adestramento  operacional  e no aperfeiçoamento de  suas doutrinas.

A Turma Duque de Caxias rejubila-se pelo fato de o Atuducax Cel Inf QEMA JOMAR NASCIMENTO TELLES ter tido atuação de destaque nos estudos que resultaram na criação da Aviação do Exército –  por Decreto Presidencial de 03 de setembro de 1986  –  e  ter  sido  o primeiro Comandante do 1º Batalhão de Aviação do Exército e Gerente de sua implantação, em Taubaté – São Paulo, a partir de  04  de  janeiro  de  1988.   Nosso amigo Telles vai nos brindar com importantes notícias e interessantes aspectos sobre a Aviação do Exército, imediatamente antes da nossa AGO, às 16h30 do dia 28 (sexta-feira).


*****************************

 

Sempre curtindo o sol das piscinas e na praia, a turma fez uma pausa para assistir com grande interesse a essa palestra e, na sequência, participar da Assembleia Geral Ordinária da ATUDUCAX, na qual se cumpriu a pauta prevista em Edital de Convocação.

 


   EDITAL DE CONVOCAÇÃO


         Em consonância com o disposto nas Leis nº 10.406/2002 e 11.127/2005, nos Artigo 2º, nº II e Artigo 20, Parágrafos 2º e 3º do Estatuto da Associação Recreativa, Cultural e de Apoio Social da Turma Duque de Caxias (ATUDUCAX), convidamos todos os integrantes da referida Associação para a Assembleia Geral Ordinária a se realizar no dia 28 de outubro de 2016 no Salão de Convenções do Vila Galé Cumbuco Resort à Rua Lagoa das Rosas, s/n - Caucaia-CE, às 16h00 em primeira convocação, com o número mínimo de presenças exigido, e às 17h00 em segunda convocação, com qualquer número de presentes, para deliberar sobre a seguinte Ordem do Dia:

 

  1. ABERTURA, INCLUINDO ESCOLHA DE PRESIDENTE E SECRETÁRIO DA ASSEMBLEIA E LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA ASSEMBLEIA ANTERIOR;
  2. APROVAÇÃO DE CONTAS ANTERIORES E DE ATOS REALIZADOS;
  3. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A RESPEITO DO PLEITO, A SER REALIZADO EM 25 DE AGOSTO DE 2017, PARA ELEIÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO DIRETOR E DA DIRETORIA DA ATUDUCAX PARA O PERÍODO DE 1º DE NOVEMBRO DE 2017 A  31 DE OUTUBRO DE 2020;
  4. ESCOLHA DA CIDADE PARA A REALIZAÇÃO DO ENCONTRO ANUAL EM 2017;
  5. ASSUNTOS GERAIS.

Brasília-DF,  15 de setembro de 2016

FERNANDO DE CASTRO VELLOSO
Diretor Executivo da ATUDUCAX

 

 

Na Assembleia elegeu-se a cidade de Angra dos Reis para a sede do Encontro de 2017. Na oportunidade, o Diretor Executivo ressaltou a importância do apoio que a ATUDUCAX recebe da FHE / POUPEX, reportando-se particularmente à contribuição de R$ 10.000,00, recebida ao final de 2015, como contribuição ao ano de 2016. Informou, ainda, o Velloso que a Atuducax, como de praxe, faria, ao final do Encontro, doação em dinheiro para uma entidade assistencial, desta vez para o Instituto Aprender, sediado em Brasília. Na tarde-noite de 29 de outubro, quem se interessou participou de uma ida, em confortável ônibus, à Feirinha de Artesanato de Fortaleza, aproveitando para visitar pontos turísticos da cidade. No dia 30 de outubro, um belíssimo jantar, novamente animado pelo conjunto Duo in Uno, fechou com chave-de-ouro nosso Encontro.



Tivemos, então, a presença de casais TUDUCAX residentes em Fortaleza e que, por esse motivo, não haviam participado da nossa reunião em todo o seu desenrolar. Ao início da celebração da despedida, os “cadetes de 1962”, entoaram de forma emocionante a Canção da Academia Militar das Agulhas Negras. O nosso Diretor de Assistência Social, Janir Moraes, fez entrega de cheque de doação no valor de R$ 1.500.00 ao Instituto Aprender. A instituição, sediada em Brasília e conduzida pela Senhora Marina, esposa do Tuducax Nelson Beust, delegou à Senhora Regina, esposa do Tuducax Aquino a oportunidade de receber o cheque e expor, em breves palavras, o grandioso serviço que presta. A Regina é reconhecida por sua constante atuação voluntária em favor de instituições de caridade, dentre elas o Instituto Aprender. Fizeram uso da palavra, sucessivamente, para comentários de saudação os amigos Penha Alves e Gobbo Ferreira.   Lá adiante, já com a festa a pleno vapor, distribuída a letra da Canção Atuducax, ela foi cantada com animação, o que emocionou muito o Tuducax Velloso. Já com a noite bem avançada, trocavam-se abraços de despedida com gosto de “quero mais” e, portanto, com muitos planos para o Encontro de Angra dos Reis. Que ele chegue logo !  Na 2ª feira, dia 01 de novembro, malas arrumadas, mais abraços, acenos, partidas para o aeroporto... Até para o ano, em Angra dos Reis !